quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Proselitismo

"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele." - Lucas 10:33 e 34.


A origem do termo prosélito está no grego (prosélytos) e significa "aquele que se aproxima" (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). Aproximar-se dos outros não é algo ruim. O verso de hoje fala de um samaritano que aproximou-se de um judeu à beira da morte que havia sido assaltado e agredido. Dois líderes religiosos judeus que viram seu compatriota nesta lamentável situação e correndo risco de morte resolveram não se aproximar. Jesus elogiou a atitude do samaritano que ignorou a rivalidade do seu povo contra os judeus e atendeu um necessitado do povo inimigo. Este samaritano fez um proselitismo que devemos imitar: aproximou-se para salvar.

Enquanto muitos hoje simplesmente se aproximam para tentar ganhar adeptos para suas denominações, o verdadeiro cristão deve ter o mesmo espírito de Cristo e aproximar-se para salvar seu semelhante atendendo-o em suas necessidades básicas e urgentes e também ensinando-lhe o caminho da Salvação através de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário